Teste psiorg1
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atividade_PsiOrg_2305

Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Admin Seg maio 22, 2017 11:33 am

Teste de Rorschach ( Marcos R. Blatt)

1) Do que se trata a Ferramenta?
A ferramenta trata-se de um teste projetivo (auto expressão) através de livre associação de imagens. O teste de Rorschach utiliza da percepção do paciente para evocar os conteúdos do inconsciente. O teste é constituído de 10 pranchas com "borrões" de tinta que de dividem em 5 coloridas e 5 preto e branco,originalmente o teste desenvolvido por Rorschach servia para diagnosticar pacientes com esquizofrenia, somente mais tarde viria a ser utilizado como teste projetivo de personalidade. Com tudo Rorschach criticava a utilização de seu teste para projeção da personalidade, segundo ele haveria interpretação errôneas por parte dos testadores, isto é, se um paciente falasse que estaria vendo um sutiã em alguma das pranchas, para um psicólogo poderia ser considerado conteúdo de origem sexual, no caso de uma psicóloga seria considerado apenas umas peça usual.
Embora o teste seja amplamente utilizado em todo o mundo, este não teve seu trabalhos concluídos devido a morte precoce de Rorschach. Com tudo o teste se mostrou eficaz e acertivo em seus resultados.

2) As habilidade/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidade e funções com base no material estudado.
O teste se utiliza da percepção do paciente e a projeção do conteúdo inconsciente, o teste é amplamente utilizando em clinicas e empresas. Nas clinicas o teste possui a finalidade de avaliar e obter informações acerca da personalidade do paciente. Nas empresas é utilizado em entrevistas de busca e seleção, isto é, possibilidade ao avaliador ter uma noção da personalidade do entrevistado e se este se encaixa no perfil da empresa e até mesmo para exercer o cargo a qual se candidatou.

3) Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional.
O teste em ambiente organizacional ira permitir ao avaliador definir se o funcionário tem condições ou não de atuar em determinada função. Através do teste pode-se definir sua personalidade se este tem tendencias a ser explosivo diante de pressões, se possui senso de responsabilidade e compromisso com a tarefa delegada ou até mesmo espirito de liderança o que pode torna-lo um excelente candidato a cargos maiores dentro da empresa.

4) Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta.
Por se tratar de um teste que teve sua utilização somente em 1939 como teste projetivo de personalidade e este não ser completamente concluindo, tem se mostrado efetivo em relação aos resultados. Os pontos positivos estão acerca dos resultados obtidos durante o teste a qual se mostraram bastante satisfatório, em contra ponto por se tratar de um teste de projeção abre breja para que o psicologo faça uma interpretação errada da resposta obtida, isto é, o próprio avaliador pode projetar seu conteúdo nas respostas dada pelo paciente.


Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos